Saiba como utilizar vídeos, fotos e descrição como estratégia no e-commerce

Uma das características principais do comércio eletrônico é a distância que o cliente tem do produto, da falta de contato físico antes de comprá-lo, e isso ainda é, para muitos, uma dificuldade na hora da decisão. Muitos consumidores desistem da compra e não arriscam adquirir produtos novos, por conta do medo do item ser diferente do que se apresenta no site.

Existem várias questões que são fundamentais para o sucesso do seu e-commerce, dentre elas, que haja uma boa descrição de todos os itens existentes, que as imagens tenham uma boa qualidade, e que como complemento, existam os vídeos que demonstrarão a funcionalidade do produto, ou apenas as suas características.

Outro ponto importante é que os consumidores podem não ler descrições extensas, ainda que você deva disponibilizar uma descrição breve e outra completa, corre-se o risco dessas informações passarem despercebidas.

Os vídeos podem agregar nas suas estratégias de venda. Eles são mais dinâmicos do que as imagens e podem apresentar ângulos diferentes do produto, sendo uma boa opção de apresentação, incluindo especificações e recomendações de uso, e também ressaltando a qualidade das mercadorias, por isso podem diminuir o risco de desistência de compra. O que lhe parece mais fácil, ler ou assistir a um vídeo que explica, de maneira clara e atrativa, todas as informações sobre o produto?

Sem contar que, quando você se compromete a mostrar os produtos da maneira mais real possível, seja por foto ou por vídeo, isso trará mais credibilidade à sua loja. Uma vez que o cliente percebe que o que é disponibilizado no site corresponde exatamente à realidade, ele sempre terá confiança nas suas mercadorias.

Claro que para toda estratégia adotada, é necessário que haja alguns cuidados. Os vídeos não devem ser muito extensos, as informações devem ser claras, objetivas e relevantes, mas sobretudo, devem ter qualidade. Não adianta oferecer vídeo descritivo se a qualidade não for boa, e o mesmo vale para as fotos!

Outra dica para aproximar o cliente e oferecer uma boa referência dos itens oferecidos, é a utilização de modelos para ilustrar e realçar produtos como roupas, acessórios e calçados. Você pode até disponibilizar as medidas do modelo para comparação. Exemplo: “A modelo veste 40, tem altura x,xx e pesa xx kg.”

E cuidado com a linguagem utilizada, seu discurso deve falar diretamente com seu público-alvo e não deve conter palavras distintas do vocabulário dos seus consumidores ou muitas informações técnicas.

Aproveite as dicas e ofereça opção de escolha aos seus consumidores através de vários recursos.